Minas Gerais

Justiça de Minas Gerais mantém condenação de homem que cometeu injúria racial contra garçonete após ser advertido em bar no Sul de Minas

A Justiça de Minas Gerais manteve a condenação de um homem pelo crime de injúria racial cometido contra uma garçonete em um bar de Cambuí, no Sul do estado. A decisão foi tomada pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que rejeitou o recurso apresentado pela defesa e confirmou a pena de um ano de reclusão, em regime aberto, substituída por prestação pecuniária de um salário mínimo. O condenado também deverá pagar dez dias-multa e indenizar a vítima por danos morais no valor equivalente a um salário mínimo. O caso aconteceu em fevereiro de 2020, quando a funcionária foi alvo de ofensas relacionadas à cor de sua pele após advertir o cliente pelo comportamento dentro do estabelecimento.

O episódio ocorreu durante o funcionamento de um bar no município de Cambuí. Conforme os fatos analisados no processo, o homem provocou uma situação de desordem no estabelecimento e chegou a arremessar uma cadeira contra a parede. Diante do comportamento do cliente, uma garçonete que trabalhava no local interveio e pediu que ele interrompesse a conduta. Em resposta à advertência, o homem dirigiu à funcionária expressões discriminatórias relacionadas à sua cor, dando origem ao processo criminal por injúria racial.

A denúncia apresentada pelo Ministério Público de Minas Gerais descreveu a sequência dos acontecimentos e apontou que as ofensas foram dirigidas diretamente à trabalhadora durante o exercício de suas atividades profissionais. A situação foi analisada inicialmente pela 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Criminais da Comarca de Cambuí, que reconheceu a prática do crime e estabeleceu as penalidades aplicadas ao acusado. A decisão considerou os elementos reunidos durante a investigação e a tramitação do processo judicial.

Após a condenação em primeira instância, a defesa do homem, realizada pela Defensoria Pública de Minas Gerais, apresentou recurso ao Tribunal de Justiça. Entre os argumentos utilizados estava a alegação de insuficiência de provas para demonstrar que o acusado havia cometido as ofensas. A defesa também sustentou que o episódio poderia ter resultado de comentários de outras pessoas ou de informações que circularam no estabelecimento, questionando a responsabilidade atribuída ao cliente.

Além de contestar a condenação criminal, a defesa solicitou a revisão das penalidades financeiras estabelecidas na sentença. O argumento apresentado foi o de que o homem não teria condições econômicas para arcar com os valores determinados pela Justiça. O pedido incluía o afastamento das obrigações pecuniárias impostas no julgamento realizado pela primeira instância, incluindo a reparação financeira estabelecida em favor da vítima.

O recurso foi analisado pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sob relatoria da desembargadora Paula Cunha e Silva. Ao examinar o processo, a magistrada considerou que o relato apresentado pela garçonete era coerente e encontrava respaldo nos demais elementos reunidos durante a tramitação da ação penal. A decisão destacou que, em crimes dessa natureza, o depoimento da vítima possui relevância para o esclarecimento dos fatos, especialmente quando apresenta consistência e é acompanhado por outros elementos probatórios.

A desembargadora também analisou o conteúdo das expressões dirigidas à funcionária e concluiu que as palavras utilizadas tinham caráter discriminatório relacionado à cor da pele da vítima. O entendimento foi de que a conduta ultrapassou uma discussão comum entre cliente e trabalhadora, caracterizando o crime de injúria racial. Com essa avaliação, a relatora rejeitou o pedido de absolvição apresentado pela defesa e manteve a responsabilização criminal estabelecida anteriormente.

Em relação às penalidades financeiras, a relatora considerou que os valores fixados pela primeira instância eram compatíveis com as circunstâncias examinadas no processo, inclusive com a situação econômica do condenado. Dessa forma, foi mantida a substituição da pena privativa de liberdade por prestação pecuniária de um salário mínimo, além da obrigação de pagar dez dias-multa. Também permaneceu a determinação de indenizar a garçonete por danos morais, no valor correspondente a um salário mínimo.

O entendimento apresentado pela relatora foi acompanhado pelos desembargadores Franklin Higino e Paulo Tamburini, integrantes do colegiado responsável pelo julgamento. Com isso, a 3ª Câmara Criminal manteve a decisão da Justiça de Cambuí, preservando tanto o reconhecimento do crime quanto as penalidades estabelecidas ao réu. A análise ocorreu no âmbito do recurso apresentado contra a sentença de primeira instância.

A injúria racial envolve ofensas à dignidade ou ao decoro de uma pessoa em razão de características como raça, cor, etnia ou procedência nacional. O caso julgado em Minas Gerais teve origem em fatos ocorridos em fevereiro de 2020, e a condenação foi examinada conforme as circunstâncias do processo e a legislação aplicável ao episódio. A decisão reforçou a responsabilização do acusado pelas expressões discriminatórias dirigidas à trabalhadora durante o atendimento no estabelecimento comercial.

Com o julgamento do recurso, permanece válida a condenação do homem a um ano de reclusão em regime aberto, substituída por prestação pecuniária, além dos dez dias-multa e da indenização por danos morais à vítima. O processo foi analisado pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sob o número 1.0000.26.431818-9/001. A decisão mantém as penalidades impostas ao cliente pelas ofensas raciais cometidas contra a garçonete em Cambuí, no Sul de Minas Gerais.

Informação de Divinópolis, da região e de Minas Gerais em tempo real: Fique por dentro de tudo e leia mais notícias em portalg37.com.br ou pelo Instagram @portalg37oficial.

Por Fernando Rodrigues - Redação Portal G37

Fernando Rodrigues é diretor do Portal G37 de Notícias, sediado em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Sua trajetória está ligada à imprensa regional e à história do jornal Gazeta do Oeste, veículo do qual assumiu a direção após a morte de seu pai, Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro, em 2004. Em 2018, acompanhou a transformação definitiva do jornal para o ambiente digital, processo que consolidou o Portal G37 como continuidade dessa trajetória no jornalismo local e regional.

Leia mais

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.